Estocolmo

Foi super corrido ir para Estocolmo logo depois que chegamos em Trondheim, mas valeu muito, que cidade linda, incrível e única. Nós ficamos apaixonados!!

Fomos para lá pq o Luciano foi participar de um congresso de Ergonomia e Luca e eu aproveitamos para passear.

Antes de ir aproveitei para fazer contato com a Elin, uma super amiga da Nina, que eu já conhecia de quando ela esteve no Brasil, até do meu chá de panela ela participou.

Mas coincidência maior foi encontrar com a mãe de uma grande amiga, a tia Cecília, uma fofa, querida, que estava no seu último dia na cidade e eu no meu primeiro. Aproveitei para começar a conhecer a cidade com as dicas dela e das amigas.



Andamos em algumas lojinhas e depois almocei com elas no hotel e lá pelas 3h da tarde comecei a caminhar meio sem um destino definido. Eu que sou a maior medrosa de me perder, que sempre estou com mapinhas na mão, pela primeira vez me deixei levar pelo lugar. E foi ótimo!! Segui pela rua de pedestres Drottninggatan e caminhei até a parte velha da cidade, dicas da Elin, fui até Gamla Stan e depois até Slussen. Lá o Lu encontrou com a gente no final do dia. Caminhamos pelo bairro de Södermalm, subimos até o ascensor que dá uma vista maravilhosa da cidade e depois voltamos de metro para o hotel.

 
 
 
 
 
 
 
 
No segundo dia a Elin me encontrou no hotel e ela nos levou para conhecer o zôo da cidade, Skansen. Fomos caminhando e ela me mostrando lugares lindos. E que querida que a Elin foi, de uma doçura, gentileza, parecia que já era minha amiga há anos, menina total do bem.

Os nomes dos lugares para mim são impronunciáveis, para escrever então... Mas passamos pelo teatro, pela marina, por um lindo parque com enormes portões de ferro pintados de um azul maravilhoso. Passamos também pelo museu de arte Sueca e terminamos nossa caminhada no zôo.

essa estátua era quente, no inverno vai um monte de gente dar uma abraço nela e aproveita pra se esquentar.


O museu de arte sueca




Luca e Elin
 

O lugar é enorme, com animais típicos da região. O Luca ficou maravilhado, principalmente com os pássaros. Ele amou os papagaios australianos.

Caminhamos bastante e almoçamos num lugar lindo!


Depois voltamos para o centro e a Elin nos levou numa loja chamada Design Torget, enlouquecedoura, vontade de levar tudo, mas assim como a Noruega, a Suécia não tem nada barato.



Ela foi muito querida, nos despedidimos prometendo nos encontrar agora na cidade onde ela estuda, Malmö, bem pertinho de Copenhague, na Dinamarca e nós com certeza estaremos lá.


No nosso último dia, aproveitamos que tínhamos apenas a manhã e fizemos um city tour naqueles ônibus vermelhos de 2 andares. Descemos no museu Vasa. Museu onde fica um navio norueguês construído em 1628 e que no dia da sua inauguraçao ficou apenas 20 minutos navegando, devido a uma forte rajada de vento, o navio com pouco lastro para seu porte, tombou para o lado esquerdo e afundou ainda no porto envergonhando todo o país.
 



Mas o mais interessante é que mais de 300 anos depois, ele foi encontrado praticamente intacto e resgatado e restaurado e levado para onde está hoje. Foi incrível tê-lo visto de perto.




Terminado nosso city tour, pegamos nossas malas no hotel, fomos para a Central, pegamos o Arlanda Express, check in no aeroporto e toda a maratona de volta para Trondheim.

Estocolmo - Amsterdã - 2h e meia de vôo
Amsterdã - Trondheim - 2h e meia de vôo

Sinceramente ainda não entendo pq tanto tempo viajando para um lugar que fica tão do lado de onde estamos.

3 comentários:

  1. Muito legal a ideia do blog! Vou acompanhar a aventura de vocês pela gelada Noruega por aqui. Beijos para vocês!! Fernando

    ResponderExcluir
  2. Que maxemo Carol...assim praticamente passaremos os dias mais pertinho..super beijos
    Ju & Tim

    ResponderExcluir
  3. Carol, muito legal o blog.
    Coloca bastante fotos pra gente ver o Luca crescendo!
    Depois vou ler com mais calma.
    Beijos e abraços.
    Daniel

    ResponderExcluir