27/08 a 02/09/2012

27/08 - segunda - mandag
Comecei a escrever o blog.
A vida aqui começa a ter uma rotina, de trabalho e estudo.

28/08 - terça - tirsdag
Levei meu computador no centro, na loja da Apple, para tentar arrumar, 599nok para eles darem um diagnóstico, que eu sinceramente espero que seja positivo.
Comprei algumas roupinhas para o Luca na H&M, tudo tão lindo por lá, mas nada ainda muito de frio.
Tentei ir até o loja Barna Hus, que as meninas me indicaram, mas hoje está chovendo pra caramba e eu errei o caminho.

29/08 - quarta - Onsdag
Dia de passeio com a Lu!! Combinamos que toda semana ela vai me levar pra conhecer um lugar daqui. Hoje foi o dia da Ikea. Que delícia!
A loja é o máximo, com muita coisa legal, de design bacana e com preços acessíveis. Comprei algumas coisinhas para a casa.
Ainda pegamos o dia do aniversário de 10 anos da loja e estava rolando comidinhas free, cachorro-quente, refri e chocolate.
Pegamos o ônibus 36 para ir e o 66 para voltar.

Lu, eu e Luca na Ikea

30/08 - quinta - Torsdag
Acordamos cedinho para ir fazermos o exame de tuberculose. Todo mundo que chega aqui para tirar o visto de permanência, tem que fazer esse exame! Mas quando chegamos lá a moça disse que só podíamos fazer segunda ou terça. Aproveitamos para resolver outras coisas.
Fomos até a Nav, algo como nosso INSS, para sabermos mais sobre a ajuda de custo que podemos receber para o Luca enquanto não conseguimos uma vaga numa creche.
Nos informaram que ele tem direito a 4000nok até os 2 anos de idade, mas que precisavámos ter os IDs noruegueses para darmos entrada.
Foi ótimo a ida lá, pq nos disseram que já podíamos ir até o Skatteetaten, que seria nossa polícia civil, para dar entrada no processo das nossas identidades. Foi super simples, levamos as cartas do consulado, o contrato de locação do apartamento e temos que esperar 3 semanas para elas chegarem.

bairro de Solsiden

Luca desfrutando dos brinquedos dos vizinhos

31/08 - sexta - Fredag
Fomos até a NTNU pegar as chaves do apartamento novo e aproveitei para conhecer onde o Lu estuda. O lugar é lindo, vários prédios que misturam arquitetura moderna com tradicional. Um dos prédios parece o castelo de Hogwarts do Harry Potter... rs... O máximo, deve ser incrível ter a experiência de estudar ali!!
Voltamos ao Skatteetaten para deixar mais alguns documentos, estava super cheio e demorou bastante. Almoçamos no Mc Donald's, uma fortuna, quase 100 reais por 2 lanches e um mc lanche feliz para o Luca.
O restante do dia foi de arrumação de mala e faxina na casa. A noite pizza de supermercado.

01/09 - sábado - lørdag
Setembro chegou e com ele nossa mudança de apartamento.
O táxi quase deu o cano na gente, marcamos para as 11h e ele apareceu quase meio-dia. Já estavámos levando as malas de ônibus, quando encontramos o taxista na esquina da rua. Tks God.
Fui a pé com o Luca e o Lu com o taxista e as 7 malas.
O apartamento é uma graça, depois posto fotos. Maior do que imaginávamos e com uma vista linda. Estamos no 11 andar.
Deixamos as coisas e fomos encontrar com a Lu e o Luiz em um supermercado novo que abriu perto da casa deles. Como era inauguração, várias comidinhas free. Me senti na época da faculdade', que nas férias de julho, filavámos as comidinhas do Pão de açúcar que tinha acabado de inaugurar em Campos do Jordão. Vida de estudante novamente!!
Saimos de lá e fomos conhecer a casa deles!! Uma graça!! Passamos a tarde conversando, muito gostoso. Eles realmente são uns queridos.

vista da nossa sala

02/09 - Domingo - søndag
Dia de desfazer as malas e faxina na casa.
Nunca vi um apartamento tão sujo na minha vida. Como a Lu me disse, eles não gostam de limpeza não. Realmente descobri cantos nunca antes explorados.
Um pó preto, surreal.

E assim se foi mais uma semana em Trondheim!!

o morango mais doce que já comi